O Instituto Cervantes São Paulo apresenta até o dia 16 de setembro a exposição Convite ao Pensamento, Têxteis e Vídeo Performance, uma mostra que reúne artistas têxteis da Argentina, Peru, Chile, Uruguai e Brasil.
Com uma vídeo instalação de Mariangeles Blanco, uma mostra individual de Delia Dubroff, ambas argentinas, e uma coletiva – O bordado como traço – com autorretratos de 114 bordadeiras, a exposição quebra o estereótipo do bordado como hobby e prova que é possível construir novas narrativas estéticas a partir da intervenção têxtil.
+ Leques: como usar o acessório de moda que está bombando no décor
+ 5 banquinhos artesanais para trazer brasilidade à sua decoração
+ Exposição gratuita valoriza peças em cerâmica de 130 artesãs do Vale do Jequitinhonha
“Ao aceitar o convite da curadora Giuli Sommantico para participar da exposição Convite ao Pensamento, Têxteis e Vídeo Performance, o coletivo 1mulherporM² ganhou uma oportunidade especial de firmar sua força feminina por meio da integração com mulheres da América Latina”, conta Lucrécia Couso, idealizadora do 1mulherporM².
“Para esta mostra se estabeleceu um diálogo entre diferentes poéticas, entrelaçadas por uma mesma trama, em que todas as bordadeiras utilizam a linha em seus trabalhos. Portanto, estamos com 12 participantes que apresentam imagens digitais como suporte e a linha como matéria para diferentes tipos de intervenções que completam um pensamento visual. Então, o resultado traduz as relações subjetivas daquilo que cada artista deseja comunicar para o mundo. Neste processo as imagens ganharam linhas sutis, desenhos, palavras e textos com novos desdobramentos poéticos.”
Convite ao Pensamento, Têxteis e Vídeo Performance convoca o público a refletir sobre diferentes realidades, e o estimula a contemplar e pôr em diálogo estético suas vivências, seus próprios modos de criar e gerar transformações. A mostra faz parte do Canoa Argentina, evento do Instituto Cervantes São Paulo em parceria com o Consulado da Argentina.
“O que deu início a este projeto foi o isolamento por conta da pandemia em 2020. E se teve alguma vantagem essa situação, posso citar os encontros entre artistas de diferentes países da América Latina e também de outras partes mundo”, explica Giuli Sommantico
Por fim, cada obra questiona, chama para descobrir a mensagem que oferece. Ou seja, é um convite ao pensamento.
Convite ao Pensamento, Têxteis e Vídeo Performance
Onde: Instituto Cervantes São Paulo
Avenida Paulista, 2439
De segunda a sexta-feira das 16h às 20h
Até 16 de setembro de 2022
Quanto: Grátis
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Feita por mulheres: enorme colcha de crochê cobre quase 500 m² de rua comercial na Espanha
+ Culinária e artesanato mineiro são destaque do Armazém Origem Minas da CASACOR 2022
+ 10 cidades perto de São Paulo para fazer um passeio barato